terça-feira, outubro 18, 2005

As preocupações de quem está a terminar uma licenciatura...

Pois é meus amigos, estou quase a acabar uma licenciatura em Serviço Social, e parece que foi ontem que entrei na faculdade!Entrei em Psicologia, passei por lá 3 anos, e já estou quase a acabar o curso de Serviço Social. Realmente a vida passa a correr e nem nos apercebemos disso... Mas o que de facto me preocupa é o desemprego!Eu sei que todas as áreas estão em crise e que há imenso desemprego, mas para quem está em áreas sociais e humanas como eu tem outra perspectiva da coisa! Há de facto, não direi descriminação, mas uma certa falta de cuidados no que diz respeito ao empregar técnicos das ciências sociais e humanas que são de extrema importância para todos nós, não só para os pobres, mas sim para todos! Toda esta crise se torna num ciclo vicioso, quando existe um meio social, que inevitavelmente nos rodeia diáriamente, tem problemas!Isto acaba por ser um problema de senso comum, que se acabou por generalizar e criar um paradigma completamente ridículo de que os sociologos não servem para nada (aliás a maioria nem sabe o que faz a sociologia/sociologo), os psicólogos tratam dos malucos, os assistentes sociais são os que dão casas e Rendimentos Minimos Garantidos ( agora designado por Rendimento Social de Inserção) e não é nada disto!!! Este país precisa de um grande abanão de carácter mental, precisa de sacudir o pó e as teias de aranha dessas cabecinhas que não tem mais nada senão isso mesmo, ah e claro, ainda conseguem reter informação sobre a Primeira Companhia, como é que me podia esquecer disso, coisa tão importante!! É este o grande problema do povo português, está tão tapado e tão fechado que nem consegue ver que as suas vidas se baseiam em chegar a casa e ver este tipo de programas em vez de tentar aprender alguma coisinha!Mas o que se facto me chateia mesmo, é que nós somos um povo extremamente inteligente, inovador, criativo, etc... mas depois somos tão preguiçosos! Na minha opinião isto já é um problema histórico e cultural! Enfim... tenho esperança que algum dia mudemos e espero que quem estiver a ler faça qualquer coisinha para mudar esta mentalidadezinha que se vive neste país! Tinha muito mais para falar mas já vos deixo alguns pontos de referencia para que possam fazer os vossos comentários!!!

Beijokinhas grandes

5 comentários:

Anónimo disse...

Tu para criticar és fadista! Mas tens toda a razao

Tigresse disse...

Não é questão de criticar, aliás é apenas uma critica construtiva de quem ama o seu país mas não está contente com o seu estado!Acho que se todos nós tentarmos melhor e fazermos a nossa parte poderemos ter um país, uma cultura e até mesmo uma tradição muito melhor!
Beijokinhas

Anónimo disse...

Nesse caso, inicia-te na vida política activa e começa a pensar em projectos para melhorar! Mesmo que só consigas que um em cada dez profectos siga em frente, já é lucro... :)
Beijokinhas grandes

Anónimo disse...

Olá, Vé!!
Desde já agradeço a tua visita ao “LuzAzul” e também de quereres manter o contacto comigo. Podes-me também conhecer em: http://desabafoazul.blogs.sapo.pt
Quanto à tua, e de muitos recém licenciados, preocupação à falta de emprego é como tu dizes o país parece-me só se preocupar em supérfluos.
Jokinhas grandes

Tigresse disse...

Lupin, comentário muito inteligente como não poderia deixar de ser!Concordo plenamente contigo!Em especial na área das ciências naturais, em Portugal, também não estão na sua melhor forma, como tu dizes muitas vezes para poderem fazer determinado tipo de investigação tem de trabalhar por conta própria o que é ridiculo, mas enfim... Estamos em Portugal...
Esperemos que isto mude, mas também esperemos que a nossa geração faça alguma coisa para mudar! Conto contigo para os comentários!
Beijokinhas