segunda-feira, janeiro 23, 2006

O que acham destas comissões?!

Depois de algum tempinho sem postar nada, queria falar um pouco e deixar em aberto um tema tão pouco falado mas que acaba por dizer respeito a todos nós como cidadãos mas que muitos poucos pensam acerca disso...
E estou-vos a falar das Comissões de Protecção de crianças e menores que supostamente existem para evitar que muitas barbaridades sejam cometidas aos menores e também para os protegerem quando estes menores são vítimas muitas vezes dos próprios pais!
Na verdade, e na minha opinião estas comissões por norma funcionam bem, mas como todo e qualquer comum mortal, também cometem erros...
Existem alguns casos que já são conhecidos através dos media, tal como o caso da pequena Joana, a menina do Algarve que desapareceu, um outro menino cujo nome não me recordo mas que foi retirado da família de acolhimento para ser entregue aos pais, supostamente "curados" da toxicopedência, o caso da menina de Viseu com 50 dias que foi parar ao Hospital vítima de violação e maus tratos pelos próprios pais bilológicos, etc... entre muitos outros de conhecimento público!
Como já referi as comissões normalmente funcionam bem e tem um papel fundamental na nossa sociedade, mas a meu ver, um grande problema que temos é a nossa legislação e a mentalidade dos nossos juízes que dão quase sempre a preferência aos pais biológicos!
Na minha opinião, considero isso inadmissível, um juiz entregar uma tutela a um pai/mãe com um passado histórico bizarro, que quer queiramos ou não existiu e não é tão facil apagar um passado, com uma desintoxicação... há muito mais envolvido nisso. Também não quero com isto dizer que generalizo todos os casos, é verdade que existem casos de sucesso, mas o que quero referir são os de insucesso, são os casos em que morrem crianças, em que crianças sofrem horrores, físicos, psicológicos, educacionais, verbais, etc!Porque enquanto não olharmos bem para os casos de insucesso e não os criticarmos seriamente eles vão continuar a existir.
Como é obvio é impossível termos uma sociedade perfeita e dificilmente vão deixar de existir estes casos, mas de qualquer das maneiras não me conformo a saber que existem ainda muitas crianças a serem mal tratadas pelos pais biológicos quando foram retiradas às familias de acolhimente que lhes proviam todo o bem-estar, todo o amor e acarinho!!!
Agora deixo uma questão no ar para comentarem:

- Quando uma criança está muito bem numa família de acolhimento e os pais biológicos requerem a sua tutela referindo que já fizeram uma cura (desintoxicação) por exemplo, acham que mesmo que seja provado que os pais biológicos já apresentam condições para poderem ficar com essa criança devem ficar com ela, ou nao, que deve ser a familía de acolhimento porque a criança já está adaptada?

Beijokinhas grandes

Sem comentários: